A relação dos maus tratos animais com a violência das pessoas à luz da teoria de Link

Autores

  • Lys Helena Martinischen Universidade do Contestado (UNC)
  • Mariza Schuster Bueno Universidade do Contestado (UNC)

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3882

Palavras-chave:

Animais, Crueldade, Violência, Teoria de Link.

Resumo

O presente artigo objetiva compreender como a intervenção/prevenção de comportamentos violentos contra animais pode refletir na prevenção de episódios de violência doméstica e contra as pessoas no geral, tendo em vista o desenvolvimento de competências como empatia, respeito e atitudes pró sociais. Para tanto, discute o crescente aumento de crimes violentos no Brasil e a necessidade de buscar formas para mitigar essa violência, com base na Teoria de Link e suas contribuições que esta Teoria pode trazer para a prevenção e combate a crimes violentos contra seres humanos e animais. Assim, o problema norteador desta pesquisa é: Como a Teoria de Link explica a relação entre a violência contra animais e a violência contra as pessoas? Como metodologia é empregada a pesquisa teórico-dogmática, do método dedutivo com base em uma revisão de literatura em doutrinas, legislações pertinentes e jurisprudência visando encontrar um proposito de mitigar ou minorar o problema dos maus tratos contra animais e seres humanos. Ao final do estudo conclui-se que conhecer os métodos, motivos e estado de espírito das pessoas que cometem atos de crueldade contra os animais, pode ajudar a fornecer aos tribunais e aos profissionais de saúde mental ferramentas adicionais para a avaliação da importância desses crimes e dos riscos potenciais que os infratores podem representar para outros animais e para a sociedade como um todo.

Biografia do Autor

Lys Helena Martinischen, Universidade do Contestado (UNC)

Graduanda em Direito, Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Mariza Schuster Bueno , Universidade do Contestado (UNC)

Mestre em Direito Positivo pela UNIVALI/SC, professora do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Downloads

Publicado

2022-05-04

Como Citar

Martinischen, L. H., & Bueno , M. S. (2022). A relação dos maus tratos animais com a violência das pessoas à luz da teoria de Link. Academia De Direito, 4, 938–960. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3882

Edição

Seção

Artigos