Adoção intuitu personae com base no princípio do melhor interesse da criança e do adolescente

Autores

  • Jaqueline Veiga Universidade do Contestado (UNC)
  • Patricia Minini Wechinewsky Universidade do Contestado (UNC) ; Universidad de La Empresa

DOI:

https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3141

Palavras-chave:

Adoção, Intuitu Personae, Princípios, Amor, Família

Resumo

A prática da adoção intuitu personae busca manter a criança ou adolescente na família que já está habituada e já criou laços. Desta forma o presente artigo aventa o seguinte questionamento: em que medida a flexibilização do cadastro nacional de adoção em razão do instituto da adoção intuitu personae garante o melhor interesse da criança e do adolescente? Para tanto, busca-se como objetivo geral analisar frente ao texto constitucional e infraconstitucional bem como aos princípios constitucionais, os reflexos da flexibilização do cadastro nacional de adoção em razão da adoção intuitu personae e como objetivos específicos, apresentar conceitos chaves, os princípios base e a evolução histórica da adoção. Delimita-se a pesquisa na constituição federal, legislação civil brasileira e direito de família. A técnica de pesquisa utilizada foi a documental qualitativa com análise de doutrina, legislação e jurisprudência brasileira e o método de pesquisa o dialético cuja aplicação se deu pela observação da situação fática atual, analisando as contradições que transcendem, momento no qual se trabalha as novas contradições e suas possíveis soluções. Conclui-se que a adoção intuitu personae, não é uma forma de burlar e muito menos desrespeitar o Cadastro Nacional de Adoção, mas sim, uma forma de agilizar a legalização da adoção de uma criança, a qual já está sob os cuidados de uma determinada família e com eles já criou laços de amor, afeto e carinho, garantindo o melhor interesse da criança ou adolescente.

Biografia do Autor

Jaqueline Veiga, Universidade do Contestado (UNC)

Acadêmica do curso de Direito da Universidade do Contestado. Campus Mafra. Santa Catarina. Brasil.

Patricia Minini Wechinewsky, Universidade do Contestado (UNC) ; Universidad de La Empresa

Possui graduação em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (2002). Atualmente é professora na Universidade do Contestado - UNC campus Canoinhas e Mafra-SC. Também é professora particular de inglês. É professora de inglês certificada TESOL pelo Instituto Uniprep da California - USA. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil e direito Internacional, atuando principalmente no seguinte tema: tradução de inglês, direito privado e direito de família. Tem pós graduação em Direito Privado Contemporâneo pela UNC- Universidade do Contestado e em Direito Processual Civil pela Uniderp. Concluiu pós-graduação de Tradução de Inglês na universidade Estácio de Sá com nota máxima no trabalho de conclusão de curso. Atualmente é Mestranda na Universidad de La Empresa - Uruguai no programa de pós-graduação strictu sensu em Direito das Relações Internacionais e Integração da América Latina.

 

Downloads

Publicado

2022-09-30

Como Citar

Veiga, J., & Wechinewsky, P. M. (2022). Adoção intuitu personae com base no princípio do melhor interesse da criança e do adolescente. Academia De Direito, 4, 1650–1670. https://doi.org/10.24302/acaddir.v4.3141

Edição

Seção

Artigos